
Os músculos lisos do nosso organismo têm a mesma função que os músculos esqueléticos, ou seja, a contração muscular, com encurtamento e aumento do diâmetro de suas fibras.
Porém, enquanto os primeiros se relacionam com a movimentação do esqueleto, os músculos lisos têm diferentes finalidades.
Em primeiro lugar, é preciso descrever aonde se localizam.
A maior parte dos músculos lisos localiza-se nas paredes dos vasos sanguíneos em todo organismo. Portanto estão presentes em todos os nossos órgãos.
Ressaltamos a sua presença ainda em todos os ductos glandulares, nos alvéolos pulmonares e sobretudo no útero, são assim fundamentais para a vida e a perpetuação da espécie humana.
Começaremos pelos músculos lisos dos vasos sanguíneos. As principais proteínas contrácteis são também a miosina e a actina, que igualmente ao que acontece nos músculos esqueléticos não alteram seus comprimentos na contração.
Os músculos lisos também não possuem a propriedade de alongamento. O maior comprimento de suas fibras é atingido quando estão relaxados.
Sua viscoelasticidade, no entanto, é maior que nos músculos esqueléticos. Digno de nota é que os vasos sanguíneos contêm muitas fibras elásticas e possuem capacidade de aumentar seu comprimento facilmente.
DURANTE A VIDA OS VASOS SANGUÍNEOS NÃO PARAM, ASSIM COMO O CORAÇÃO, ora contraem-se, ora relaxam, controlando o fluxo sanguíneo, sobretudo a pressão arterial.
Os vasos sanguíneos menores são chamados de capilares e têm importância fundamental nas trocas gasosas assim como a musculatura lisa dos pulmões.
Na semana que vem vamos continuar descrevendo os significados de vasoconstricção e vasodilatação.
Até lá, se Deus quiser!
Abraço.